Histórico

A geofísica na UnB começouna década de 1960com o desenvolvimento de uma das subáreas da Geofísica Global, quando a UNESCO recomendou que se instalasse na América do Sul um arranjo sismográfico de alta sensibilidade, para monitorar principalmente os terremotos da região andina. Na década de 80, com a ampliação da rede sismológica nacional, foi criado o Observatório Sismológico do Instituto de Geociências,que atua nas linhas de pesquisa vinculadas à sismologia básica, sismicidade induzida, mecanismos focais em sismos esismotectônica.

A Geofísica Aplicada ou de Exploração começa suas atividades na UnB na década de 1980, dentro do esforço de consolidação da área de Prospecção Mineral no Instituto de Geociências. Na década de 1990, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do CNPq, é criado no IG/UnB o Laboratório de Geofísica Aplicada (LGA), com o objetivo de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O curso de graduação em Geofísica iniciou as atividades em 2009, com objetivo de formarprofissionais aptos a atuarem diversos campos de atividade, incluindo ageofísicaaplicada ao mapeamento geológico e à exploração mineral,recursos hídricos superficiais e subterrâneos,engenhariageotécnica, monitoramento do meio ambientee sismologia. Desde então, o curso graduou 18 turmas, sem interrupção, o que resultou na formação de mais de 100 geofísicos, os quais têm atuado no mercado de trabalho, na esfera pública e privada, no Brasil e no exterior.Atualmente, o Instituto de Geociências possui 58 docentes, vários deles com atuação em Geofísica. Na avaliação MEC/INEP o curso recebeu o conceito Muito Bom (4).

Fluxograma

thumbnail Fluxograma geofísica2014

Perfil do Egresso

A formação do geofísico tem característica multidisciplinar, com a base principal nas áreas de Física, Matemática, Geologia e Processamento de Dados. A formação dá ênfase às atividades relacionadas à Geofísica aplicada.  No segmento de Geofísica básica, o foco está na Sismologia e suas aplicações. Para formar profissionais voltados à carreira científica  e ao mercado de trabalho no país e no exterior, o curso capacita os estudantes em sete campos de atividade profissional:

• Geofísica aplicada ao mapeamento geológico e à exploração mineral;

• Geofísica aplicada à exploração de petróleo;

• Geofísica aplicada ao estudo de água subterrânea;

• Geofísica aplicada à Engenharia Geotécnica;

• Geofísica aplicada ao monitoramento do meio ambiente;

• Geofísica aplicada ao estudo de rios, lagos e ambiente marinho costeiro e

• Sismologia básica e aplicações

Laboratório

Os estudantes do Curso de Geofísica têm acesso a laboratórios modernos e bem equipados,  onde têm a oportunidade de estudar e desenvolver atividades de pesquisa nas áreas de Sismologia, Geofísica Global e Geofísica Aplicada. Computadores com diversos pacotes de processamento e interpretação de dados geofísicos são usados para aula e pesquisa.

Diretrizes para realização de Trabalhos de Campo

Campo

Os estudantes participam desde o primeiro semestre de disciplinas com conteúdo prático em geofísica. O IG possui moderno acervo de equipamentos de aquisição de dados geofísicos, utilizados em aulas práticas e em  atividades de campo.

Coordenador do Curso: Marco Ianniruberto

Contato da Secretaria de Graduação: (61) 3107-7857 | (61) 3107-6626